sábado, 14 de março de 2015

Entrevista com a sacerdotisa Danna Myr, da Tradição Diânica do Brasil

Hoje concedeu entrevista para o Projeto Espiritualidades Feministas, Sagrado Feminino e Movimentos Sociais no Mundo Contemporâneo, a sacerdotisa da Tradição Diânica do Brasil, Danna Myr.
Um chuva torrencial caia em Belém no fim de tarde  quando chegamos a sua casa em Icoaracy.
Em meio a cristais, livros, filtros dos sonhos e imagens da Deusa, Danna nos ofereceu um bolo azul, o que contribuiu ainda mais para termos a certeza que estávamos diante de um abiente cheio de magia.

                                                  Danna Myr, com sua túnica saceredotal


Enquanto ouvíamos o barulho da chuva e contemplávamos o "jardim secreto" de Danna, a sacerdotisa gentilmente respondeu nossos questionamentos a respeito de sua compreensão do sagrado feminino e de seu engajamento político e social.
Danna contou que antes de conhecer a Wicca, participou de movimentos de mulheres ligados à Igreja Católica e à Igreja Luterana. Danna pertence à Wicca desde 2006, tendo se iniciado na Tradição Diânica do Brasil em fevereiro de 2015.
Juntamente com o sacerdócio wiccaniano, Danna milita no movimento de mulheres MAS - Mulheres Amazônicas Socialistas - e no Comitê Inter-religioso do Pará. Outro aspecto importante de sua militância feminista é o Círculo de Mulheres, que existe desde 2009.
Na entrevista discutimos religião, política e espiritualidade a partir de uma cosmovisão wiccaniana. Falamos também da compreensão do sagrado feminino dentro da religião Wicca, e das concepções wiccanianas a respeito da diferença entre homens e mulheres, do casamento e da sexualidade.
Com esta primeira entrevista, começamos o levantamento de dados do Projeto Espiritualidades Feministas, que esperamos concluir até o final de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário